Este Natal desejo que acordem os super-heróis!


Os anos vão passando, as vacas emagrecendo, os cintos apertando... mas passe a caravana ou não, Natal é Natal.
Chegado o Novembro, é altura de todos nós começarmos a apregoar a fatal inverdade "Este ano não há prendas!". É o já egrégio cântico pré-Natalício.
Facto é, que os ostentosos presentes do antigamente, transformaram-se em lembranças, em miminhos, em pequenas atenções... mas de ano para ano persistem, quanto mais não seja sob a forma de uma chinesice qualquer.

Já circula pelas diversas redes sociais o apelo para não alimentarmos as poderosas multinacionais. Façamos as nossas compras no pequeno comércio tradicional. Compremos as nossas prendas aos artesãos locais, à jovem que faz bijutaria para pagar os seus estudos, e degustemos os doces e salgados da vizinha que os faz para complementar os seus míseros (ou de outra forma inexistentes) rendimentos. Plenamente de acordo.
Mas nem seria eu se não permitisse à minha criatividade levar este conceito mais longe...

Pois eu resolvi que este ano a minha prenda para todos os meus amigos e familiares, será fazer deles pessoas generosas nesta ocasião... quer queiram quer não!
Confessa, tu precisas tanto do livro ou cd que eu te ía oferecer como eu preciso de mais uma inebriante vela perfumada, com aroma a chuva matinal da floresta amazonica...

Este ano o que te vou entregar será um deslumbrante postal feito por mim, onde lerás qualquer coisa como:

"Querido/a amigo/a, este natal lembrei-me de ti. 
O valor que iria despender na tua prendinha, entreguei-o à Associação X. 
Sei que ficarás feliz e te sentirás muito orgulhoso/a de tijá que na realidade a doação foi tua. 
Desejo-te um Santo Natal".

Estamos a entrar na quadra da magia, e todos podemos ser súper-heróis e envergar a roupagem de Pai Natal!
O catálogo da Generosidade é vasto, e eu ainda não fiz a minha lista, mas desde já vos deixo algumas sugestões, para fazer deste um Natal diferente!

I) Há uns tempos que pensas naquela ou naquelas associações que te tocam mais, que gostarias muito de apoiar, mas nunca tens condições para o fazer. Pega no orçamento que tinhas estipulado para as lembranças, e satisfaz essa tua vontade! Além do mais, é uma forma de não ultrapassares o dito orçamento, como invariavelmente te acontece...

II) Não sei se já reparaste, mas nos balcões dos ctt há durante todo ano artigos da Unicef à venda... São prendinhas engraçadas.

III) Nos centro comerciais, principalmente nesta altura, não terás dificuldade nenhuma em encontrar inúmeras bancas de associações em busca de donativos. Muitas delas até vendem artigos simbólicos, que poderás entregar aos teus amigos no Natal. Já têm qualquer coisa para desembrulhar... Basta que escolhas as causas que te interessa ajudar (Crianças, idosos, pessoas com limitações, adolescentes de risco, animais... infelizmente não falta quem precise de ajuda.)

IV) Nos hipermercados também há algumas acções a decorrer, umas mais divulgadas que outras, em que contribuis com X para uma causa, seja comprando um livro, um cd, ou até aqueles postais que dizem "Dei tanto para a associação tal"

V) Quantos de nós não temos amigos em dificuldades, que este ano não terão possibilidade de oferecer um presente de Natal aos filhos? Há cada vez mais pobreza envergonhada... Vamos romper tabus. Dá ao teu amigo um presente para que ele possa fazer o seu filho sorrir.

VI) Faz um bolo e oferece-o à tua vizinha, para que ela possa ter uma ceia de Natal com a família. Ou atreve-te a ir mais longe, e convida para cear com os teus aquele senhor idoso que mora na tua rua, que te viu crescer, e que está entregue a si mesmo, porque não tem ninguém ou simplesmente porque era um peso e foi negligenciado pela família...

VII) As tuas crianças não precisam de receber 30 mil brinquedos numa noite... Ensina-lhes desde já os valores da partilha e da generosidade. Mostra-lhes que nem todos os meninos têm as suas bênçãos. Pega em alguns brinquedos, nem que sejam aqueles que eles já não usam, e vai com eles entregá-los a uma instituição de crianças desfavorecidas.

VIII) Para que mantens no roupeiro aquele casaco que não usas há 5 anos?... Sabes que um agasalho pode significar a sobrevivência para alguém que dorme ao relento?... DÁ! Dá a quem precisa. Se tiveres coragem para isso, vai uma noite destas pelas ruas da tua cidade, e distribui por quem dará bom uso às tuas "recordações de quando eu tinha menos 10 anos e menos 10 kilos". Mete as coisas no teu porta-bagagens, e quando te cruzares com um sem-abrigo, em vez fingires que não vês, oferece-lhe uma peça de roupa. Se ele não precisar, serve de moeda de troca.

IX) Só tens fatos bons ou roupas de marca que já não te servem, e são "mal-empregados" para indigentes... Pois, tens razão, fazem muito mais falta às traças no fundo do teu armário... Mas escuta, sabes quantas pessoas há que precisam de um fato para ir a uma entrevista de trabalho e não podem comprar um? Talvez conheças mais do que pensas... Entrega em associações. Não sabes onde? Fica uma sugestão: Loja Solidária É Dado, da Cáritas. "O funcionamento é igual ao de qualquer loja de roupas, onde os utentes podem escolher as peças que pretendem, experimentá-las e, se gostarem, levá-las, o que confere dignidade acrescida à ajuda que lhes é proporcionada." 

X) Num registo muito positivo: Este ano também vou dar a mão àqueles que tiveram a coragem de querer ser felizes se lançaram num sonho! Merecem, além da minha admiração e palavras de encorajamento, o meu apoio efectivo, pelo que parte do meu orçamento também será para brindar à felicidade! Vou, por exemplo, adoçar a boca a alguém com um dos produtos da Agridoce.

XI) Estás triste e amargurado; não queres nem ouvir falar em Natal. A vida está dificil, e tens o coração negro porque este ano não tens mesmo possibilidade de oferecer nada a ninguém. Pensas tu...
Há quanto tempo não dizes aos teus amores: "Eu amo-te"?... Oferece um sorriso. Presenteia quem amas com um abraço apertado. Dá um beijo caloroso a quem te é querido. Coloca uma musica a tocar e dança com a tua companheira. Canta para o teu companheiro. Surpreende a tua mãe com uma visita para porem a conversa em dia. Tudo isto é gratuito, e é das melhores prendas que se pode dar e receber.

XII) Envia aos teus amigos uma mensagem única, tua. Pode não ser tão engraçada ou tão poética como aquelas que costumas receber e reencaminhar em massa todos os anos...
Mas será tua. Servirá para dizer a alguém:
"És importante na minha vida.
Hoje que é o dia da Família e do amor ao próximo, lembrei-me de ti."


Quis deixar-te aqui algumas ideias, mas haverá outras tantas formas de podermos realmente fazer deste Natal um momento verdadeiramente especial... Escuta o teu coração. Não o inundes de rancores e tristezas, não te entregues a lamurias, não lamentes o que não vais poder dar ou receber... Fazer o bem, simplesmente porque sim, e provocar com isso um sorriso, é das maiores bênçãos que conheço. E essa é uma capacidade que todos temos. É inata. Basta querermos.

Termino dirigindo-me aos meus amigos que habitualmente me incluem nos seus orçamentos...
Não és obrigado a concordar ou seguir nenhuma das minhas sugestões. Mas peço-te, do fundo do coração, que o faças pelo menos com o valor que me tinhas destinado. Fossem 2 ou 3 euros... Envia-me um sms a dizer "Já dei a tua prenda. Hoje paguei uma sopa e uma sandes a alguém que tinha fome." Ou "Hoje comprei fraldas para o filho da minha vizinha que está desempregada." Ou "Hoje alimentei um cão abandonado". Acredita que ficarei infinitamente mais feliz com essa mensagem do que com uns brincos ou um gel de banho de Aloe Vera...



Compras Solidárias (Site de pesquisa)

APAC - Associação Popular de Apoio à Criança



2 comentários:

  1. Você é mesmo maravilhosa menina! Sei que tens defeitos, és humana, como também o sou, mas para mim és PERFEITA e isto me basta. Esta coisa linda só poderia vir mesmo de ti minha Phenix querida. Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Tentando fazer a minha parte neste mundo, mana... Ou aquilo que o coração me diz que devo fazer. ;)

    ResponderEliminar

O que te apetece dizer?