5 Princípios para a Vida



São estes os 5 Princípios de Reiki, de Mikao Usui.

Na realidade, creio que são princípios pelos quais todos nos podemos reger, Reikianos ou não, pelo que tive vontade de os partilhar.

SÓ POR HOJE, porque só o hoje existe, só o hoje conta.
E porque se tentarmos pensar neles como um princípio de vida, talvez nos pareça uma tarefa demasiado difícil; uma meta demasiado ambiciosa. Então vamos tentar praticá-los... só por hoje. E vamos tentar... a cada dia.

"Só por hoje não me preocupo" - Só por hoje eu vou viver no agora, saboreando cada momento. Não me vou prender ao passado, não vou guardar culpas nem rancores; fiz o melhor que sabia, guardo do passado apenas o ensinamento que me permitirá fazer melhor na próxima vez. Não vou recear o futuro; não me vou pré-ocupar. Só por hoje eu confio que se eu fizer a minha parte, o Universo me trará tudo o que necessito na minha caminhada.

"Só por hoje não me irrito nem critico" - Só por hoje vou ser paciente e tolerante. Vou ter consciência de que a minha raiva, só a mim faz mal, e que é um veneno que conduz a doenças graves. Então só por hoje eu aceito os outros, com aquilo que me possam parecer falhas ou comportamentos dissonantes da minha verdade.

"Só por hoje agradeço as minhas bênçãos" - Só por hoje eu sinto-me grata por tudo o que sou, por tudo o que me acontece, por tudo o que "tenho". Não lamento o que não tenho. Agradeço até as dificuldades, pois sei que tudo o que surge na minha vida tem como propósito o meu crescimento, a minha evolução. E sei que o que hoje me parece mau, pode amanhã revelar-se bom. Por isso agradeço.

"Só por hoje trabalho honestamente" - Só por hoje vou ser, acima de tudo, honesta comigo mesma, e depois com os outros. Vou viver de acordo com a minha verdade, respeitando-me e respeitando os outros. Não vou guardar mágoas ou ressentimentos, vou expô-las a quem de direito, mas com a mesma compaixão que desejaria para mim.

"Só por hoje sou gentil com todos os seres vivos" - Só por hoje vou ser humilde e bondosa com todas as formas de vida, respeitá-las e amá-las como a mim mesma, pois todos somos um; nenhuma vida tem mais valor que outra.



Estes 5 princípios são uma "Oração" que todos os reikianos devem fazer de manhã e à noite. Devemos interiorizá-la, e dizê-la em voz alta para que a vibração das palavras fique impressa nas nossas células.

Não vos vou mentir e dizer que consigo seguir à risca os 5 princípios, a todos os momentos da minha vida... Somos seres em evolução, não somos seres perfeitos... O que vos posso garantir, é que além das duas vezes diárias, dou por mim muitas vezes ao longo do dia a socorrer-me de algum destes princípios, em situações corriqueiras, para manter a minha tranquilidade...
No trânsito, evoco muitas vezes "Só por hoje não me irrito". E penso só naquele momento. Só naquele momento eu não me vou irritar com o transito ou aquele condutor.
Quando as contas fogem ao esperado e começo a pensar "será que chego ao fim do mês?...", paro a cassete, penso ou digo "Só por hoje não me preocupo... só por hoje não me preocupo..." - E o facto é que chego sempre ao fim do mês...
Tenho muito trabalho a fazer comigo mesma e a minha verdade... Tenho tendência a anular-me para agradar os outros, e a calar a minha voz para evitar conflitos... Estou bem melhor... É um trabalho em progresso. E sempre que me sinto a resvalar... "Só por hoje faço o meu trabalho honestamente"...
"Só por hoje sou gentil com todos os seres vivos" confesso que não uso tantas vezes, apenas porque já é natural em mim; não representa para mim qualquer esforço respeitar a Vida. Talvez tenha de começar a dizê-lo quando desespero com uma melga, em vez de pedir perdão já depois de ter cometido a minha humana imperfeição de aniquilar um bichinho só porque me incomoda...
Agradeço tudo. Sempre. Ou tento fazê-lo sempre. Agradeço o sol, a chuva, a oportunidade de ajudar um amigo, a "sorte" de um lugar de estacionamento, as inúmeras pessoas e situações que aparecem no meu caminho para eu treinar a minha (im)paciência...

E para vos ser sincera, só por hoje sou uma mulher feliz.

Agradeço à minha querida Mestre de Reiki Isabel Gonçalves por todos os ensinamentos, e agradeço a uma certa Carochinha que me impulsionou a escrever este texto.

Namastê



1 comentário:

O que te apetece dizer?