Seize the moment


Durante a certificação de Practitioner em PNL fui voluntária para a demonstração de um exercício que acabou por me "exigir" alguma exposição e vulnerabilização. No fim, alguns colegas procuraram-me para me parabenizar pela coragem, ou agradecer pela entrega. E eu agradeci-lhes de volta, por não se terem voluntariado...
Seria interessante que os meus colegas conseguissem entender que o meu acto não foi de coragem, mas de puro interesse. Em última análise, fui egoísta. E sou frequentemente uma tremenda egoísta, se assim entendermos que o é alguém que quer tirar o maior proveito possível de cada situação.

Era suposto ontem ter deixado uma mensagem inspiradora aos meus colegas, e seria esta a sugestão que lhes queria deixar, mas a emoção embargou-me a voz e tolheu-me as palavras... fica aqui a mensagem para eles, e para "quem mais a quiser apanhar".

Quando participo num curso, seminário, workshop, seja ele de formação profissional ou desenvolvimento pessoal (ou ambos!), vou com a atitude que quero implementar cada vez mais na minha vida: aproveitar ao máximo cada momento. Se tenho ali profissionais extraordinários com quem posso trabalhar e melhorar, seguramente vou "usá-los" tanto quanto puder, respeitando obviamente o espaço dos outros e não privando ninguém das suas oportunidades.
E é esta a sugestão que quero deixar aos meus colegas e a ti, que me estás a ler agora: aproveita cada momento! Seja um curso, uma reunião, um jantar em família ou um café com amigos. Os pequenos momentos: os beijos, os abraços e as gargalhadas. Os banhos dos filhos, os passeios dos cães, os telefonemas da mãe, os serões de enroscanço no sofá... Aproveita! Porque quando deres por ti, o momento já passou. Aquela oportunidade, única e irrepetível, já expirou.
Então é exactamente esta a minha sugestão: aproveita ao máximo a vida e tudo o que ela te oferece, da forma que fizer sentido para ti. Vigia-te, para que não te esqueças de o fazer. De vez em quando vai espreitando para trás, por cima do ombro, só o tempo suficiente para te responderes: "Aproveitei tudo o que queria?" Se sim, excelente! Se não, pergunta-te: "O que quero saborear melhor na próxima ocasião semelhante?"
Podes sempre sempre tirar o melhor partido de cada situação. Sim, mesmo em situações que nem sequer escolheste! Ficas preso no trânsito. Vais chegar tarde a um compromisso importante.
Ok, tens duas opções: ou vais o caminho inteiro a stressar e chegas ao teu destino num estado de elevada irritação, ou aproveitas a oportunidade para apreciar a paisagem.
Não há paisagem, estás no meio da cidade com carros por todos os lados. Ok, podes observar as pessoas à tua volta, podes ouvir o teu programa de rádio e cantar as tuas músicas preferidas.
Estás enfiado dentro de um túnel, até já desligaste o carro e nem consegues sintonizar o rádio. Ok, aproveita para meditar. Podes fazê-lo de olhos abertos... Aproveita para pensares nas coisas boas que tens na tua vida. Começa por te lembrar que tens vida. Que tens mobilidade e autonomia. Que sabes conduzir. Que tens carro e dinheiro para o combustível. Que tens compromissos onde a tua presença é importante, logo: tu és importante. Lembra-te de cada pessoa importante para ti. Cada familiar, cada amigo, cada colega, cada cliente... Vais perceber que é interminável a quantidade de coisas boas que tens na tua vida, e que poderias passar horas a pensar em todas elas. Verás que te esqueceste do trânsito, e que por momentos saíste do túnel e estás a conduzir um descapotável à beira mar, num dia de sol. E quando deres por ti, já saíste efectivamente do túnel, já chegaste ao destino, o mundo não acabou, sentes-te bem e disponível para te focares no compromisso, e chegaste exactamente à mesma hora que chegarias se tivesses passado todo esse tempo a stressar com o trânsito...
O que "te acontece", nem sempre é opcional. Mas a forma como aproveitas cada acontecimento é uma escolha tua.

Aproveita, o melhor que souberes, cada momento da tua vida. Atreve-te a dizer "Sou frequentemente egoísta." Desconfio que descobrirás que, curiosamente, quando te tornas sabiamente egoísta transformas-te numa pessoa muito melhor para todos os que te rodeiam.






_________
Este post foi escrito 2ª feira. Curiosamente, publiquei-o já depois da meia-noite, pelo que tem data de 3ª.
E digo curiosamente porque 3ª feira, justamente, recebi uma notícia daquelas que nos faz olhar de frente a nossa mortalidade. Releio o texto e penso três coisas:
- De facto, nada acontece por acaso.
- Isto faz cada vez mais sentido para mim.
- E fico feliz por perceber que já tinha esta consciência antes de ser confrontada com a minha própria mortalidade.
A vida é bestial!





2 comentários:

O que te apetece dizer?