Navegar, navegar...



- De onde te vem essa tristeza?
- Da vida. Das dores da vida. Das minhas dores.
- És infeliz?...
- Pelo contrário! Sou muito feliz!
- Mas choras...
- É justamente por isso que sou feliz: porque agora estou triste, e choro.
- Não entendo.
- Sou feliz porque sou inteira. Porque às vezes estou alegre, e outras, triste. E abraço essas duas partes de mim: a alegre e a triste.
- És feliz porque entendes a tristeza?
- Não forçosamente... Tal como nem sempre entendo porque estou alegre - simplesmente estou - e vivo a alegria sem me questionar de onde vem ou porque veio. Aceito-a e vivo-a. Sou feliz porque aceito de igual modo o que me faz sentir bem e o que me faz sentir mal.
- Continuo sem entender. Vejo-te chorar e dizes-te feliz...
- Imagina o comandante de um navio que cruza os mares do mundo levando passageiros de porto em porto. Não lhe é dado a escolher que passageiros quer transportar; ele apenas decide se quer cumprir o seu propósito ou não: ou se faz ao mar ou fica ancorado a ver os outros zarpar.
Se decide navegar, deverá aceitar todos os passageiros. Todos os que têm bilhete para embarcar merecem ser tratados com o mesmo respeito e consideração.
Um bilhete dá ao passageiro direito a duas coisas: ao seu percurso e ao seu lugar - nem mais, nem menos. Ele tem o direito de fazer a sua viagem completa - não deve ser forçado a sair a meio do caminho, nem deve permanecer no navio depois de chegar ao seu porto de destino. E tem o direito de ocupar o seu lugar - não deve ser enfiado num buraco qualquer, nem deve tomar o lugar do leme (esse pertencerá sempre ao comandante).
Se um comandante começar a esconder no porão os passageiros de que não gosta, eventualmente o excesso de peso acabará por afundar o seu navio. Se entregar o leme nas mãos de um passageiro qualquer, é provável que se desvie drasticamente da sua rota e que acabe à deriva. Se a meio da viagem resolver atirar borda fora aqueles que o incomodam em vez de os levar a bom porto, corre o risco de desequilibrar o barco e ficar encalhado. Se resolver então atirá-los a todos borda fora, ficará com o barco vazio, e perderá o seu propósito, acabando ancorado algures. Obterá o mesmo resultado se se afeiçoar demasiado aos passageiros e os aprisionar na sua embarcação, impedindo-os de sair no seu destino - deixará de ter espaço para receber novos passageiros, logo as viagens perdem o sentido - fica igualmente estagnado.
Um bom comandante sabe que a sua missão, aquilo que o realiza e o faz feliz, é justamente servir o melhor que souber todos os seus passageiros. Recebê-los, tratá-los com respeito durante a viagem, e deixá-los no seu destino. Ele sabe que os passageiros são isso mesmo: passageiros - vêm e vão como as marés. É nessa impermanência, nesse ir e vir de passageiros que ele realiza o seu propósito.
Entendes agora que sou feliz porque sou o comandante do meu navio? O meu propósito é navegar o melhor que sei por entre acalmias e tempestades, dando a todos os meus passageiros a oportunidade de fazerem a sua viagem a bordo do meu navio. Sou feliz porque os recebo a todos de braços abertos, lhes permito fazerem a sua viagem conduzindo-os o melhor que sei, e os deixo partir quando é chegada a hora. Sou feliz porque sei que preciso de todos eles para manter o meu navio à tona, em equilíbrio e em movimento. São eles, todos eles, que me permitem continuar a fazer viagens, e por isso sou-lhes grata por embarcarem no meu navio.
- Sim, já entendi. Pronto, vai lá dar atenção à tua tristeza...
- Não é preciso... Ela já desembarcou, quando entrou o teu carinho. Não a viste sair? Obrigada por teres escolhido entrar no meu barco.





4 comentários:

  1. Gostei muito, Teresa! Espero que muitos te leiam, pois amparas na tua experiência relatada pelos diálogos acima, a viagem de muitos.
    Beijinhos!
    Alexandra Lemos
    ICC International Trainer para Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Alexandra.
      Grata por fazeres parte da minha viagem! :-)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. bem....estás cada vez melhor
    quanta inspiração.

    CONGRATS !!!!

    Bjs colega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, colega.
      Que sejas muito feliz na tua nova viagem! ;-)
      Beijoca grande

      Eliminar

O que te apetece dizer?