És um Homem ou um Macaco?...

"Um grupo de cientistas colocou 5 macacos numa jaula: No centro um escadote e sobre ele um cacho de bananas.
Sempre que um dos macacos subia ao escadote para chegar às bananas, os 4 que estavam no chão recebiam um jacto de água fria. Isto repetiu-se várias vezes, até que quando um deles tentou subir o escadote, os outros desataram a bater-lhe. Cada um que se aproximasse do escadote, era espancado. Até que desistiram de tentar chegar às bananas.
Um por um, os macacos foram substituídos por outros elementos. Cada macaco novo que entrava na jaula, tentava chegar às aliciantes bananas, e sempre que tentava, levava pancada dos outros. Em pouco tempo, ele próprio faria o mesmo a qualquer elemento que entrasse no grupo. 
Finalmente todo o grupo tinha sido trocado, já não restava nenhum elemento do grupo inicial. Nenhum dos macacos que estava na jaula tinha sido molhado com água fria por causa das bananas. No entanto, mantiveram o mesmo comportamento agressivo sempre que algum se aproximasse do escadote.
Se os macacos falassem, e lhes perguntassem a razão daquele comportamento, eles responderiam: Não sei. Sempre foi assim..."  











É assustador perceber que todos temos crenças tão profundamente enraizadas que nos habituámos a encará-las como dado adquirido. É assim. Funciona assim. Ponto.

A Nova Era tem trazido à tona a vontade de largar as velhas ideias, ou pelo menos pensar sobre elas, em que medida fazem sentido para nós, ou até que ponto as aceitamos sem percebermos muito bem porquê, de onde surgiram ou qual a sua legitimidade, limitando-nos a seguir cegamente o rebanho. Ou os outros macacos.
Felizmente, a realidade que até aqui nos era vedada, toldada por ilusões e medos, e que apenas alguns iluminados conseguiam vislumbrar, começa agora a ser percepcionada por mais e mais mentes "comuns", à medida que vamos despertando. Pensamentos que nos assombravam pontualmente e aos quais não atribuíamos grande importância, começam agora a surgir com mais clareza, maior definição, e começamos a querer agarrá-los e dar-lhes forma e consistência.

É chegado o momento de começarmos a questionar regras, padrões, dogmas e conceitos, implementados há tanto tempo que até aqui nos era impossível sequer contestá-los (já que nem tínhamos consciência deles), quanto mais aspirar a que pudéssemos funcionar sem eles, ou pô-los a funcionar para nós.
E são muitas as matérias para as quais estamos a despertar, intra e inter-pessoais.

Aqui entra o reverso da medalha... 
Andaremos nós agora a pensar demais?!
Idealmente, chegaremos a um momento em que não teremos tanta necessidade de pensar sobre as coisas, elas estarão integradas por/em nós, bastar-nos-á sentir e deixar a vida fluir.
Eu que sempre me dediquei excessivamente à arte de filosofar, na época que atravessamos, com todo o insight que vamos recebendo de questões que encadeiam umas nas outras, tenho dias de uma agitação mental que se torna de facto cansativa e difícil de domesticar. Outra recente e fabulosa tomada de consciência: A Mente! - poderosa inimiga ou aliada? (A explanar noutro episódio)

Em tempos, já me preocupou o facto de pensar demais. Não queria cair no erro da pura masturbação mental. Mas depois entendi que por trás de cada pensamento eu vou buscar um ensinamento que acabo por tentar incluir na minha vida. Tal como quem tira a carta de condução, primeiro há que perceber o funcionamento das coisas para depois as poder "esquecer" e passar à acção. Se de inicio nos parece impossível assimilar e coordenar a multiplicidade de funções a executar em simultâneo, quando as integramos e elas são tão naturais em nós como respirar, o que complica e nos atrapalha é justamente pensar sobre elas em vez de simplesmente conduzir! Mas primeiro há que aprender! Tudo faz parte do processo e leva o seu tempo.

Já tenho vindo a deixar por aqui algumas das minhas "descobertas", com as quais se poderão identificar ou não. Tenho-lhes chamado Despertares. Em pleno dia de ebulição mental, estou em crer que não tarda muito que publique mais uma...
Não tenho respostas para vos dar. Tenho as minhas respostas, que partilho convosco. E algumas questões que julgo pertinentes, para quem se atrever a pensar.








1 comentário:

  1. Macaco é Macaco, e Aranha é Aranha. Quanto ao homem,... deixa prá-lá... veja que nem tem H maiúsculo...

    ResponderEliminar

O que te apetece dizer?